mariangela_lima

Mariangela Pinheiro de Lima

Idealizadora e coordenadora do Método RTA

Nasceu na cidade de Volta Redonda – Rio de Janeiro – onde permaneceu até iniciar a Faculdade de Fisioterapia na Universidade Católica de Petrópolis.

Formou-se em 1981 e passou o ano seguinte trabalhando no ambulatório de um hospital na cidade de Barra Mansa, ainda no interior do estado do Rio de Janeiro. Em 1983 trabalhou durante seis meses na cidade de Joinville, em uma instituição destinada ao tratamento de crianças com Paralisia Cerebral. Logo em seguida foi convidada para supervisionar estágio em pediatria hospitalar (Hospital Pequeno Príncipe) e ministrar aulas de Fisioterapia Respiratória na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, na cidade de Curitiba.

No Hospital Pequeno Príncipe, criou o ambulatório de Fisioterapia, onde eram atendidas as clínicas pediátricas de Disfunções Respiratórias, Paralisia Cerebral, Mielomeningocele e Ortopedia.

No período que permaneceu neste hospital, até 1991, desenvolveu o Método RTA – Reequilíbrio Toracoabdominal, que até então era principalmente aplicado a recém-nascidos prematuro ou a termo, lactentes e crianças.

Neste mesmo ano, começou a ministrar cursos de RTA.

Tem formação nos métodos Bobath BásicoBaby Course, Reeducação Postural Global.

Desde 1995 reside na cidade de Florianópolis, onde atua na Escola do Corpo, da qual é sócia, atendendo de forma individualizada um grupo de crianças e adolescentes portadores de Fibrose Cística, e outros pacientes adultos e pediátricos com variadas disfunções respiratórias.

Embora a Fisioterapia Respiratória seja o seu maior foco, Mariangela Pinheiro de Lima possui larga experiência no tratamento das patologias do quadril, das dores da coluna vertebral e reeducação postural.

Atua como colaboradora em diversos cursos de Especialização em Fisioterapia Respiratória.